O ditado é antigo: “Somos o que comemos”. Mas, para as crianças em fase escolar, a frase ganha ainda mais importância, pois, de acordo com estudos, uma boa alimentação influencia em todo o processo de aprendizagem, principalmente na concentração.

Por estarem em fase de crescimento, as crianças precisam de alimentos que estruturam e estimulam o funcionamento de todos os componentes corporais, incluindo o cérebro, órgão responsável por processos complexos como a aprendizagem. O foco e a concentração passam pelo sistema funcional cerebral e, para que ele funcione de forma adequada, uma alimentação rica em vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos é fundamental.

Alimentos como sálvia e açafrão, assim como os vegetais verde-escuros, como rúcula e almeirão, são ricos em potássio e outras vitaminas que contribuem para a capacidade de concentração e memória.

Incluir alimentos com ômega-3, como os peixes e óleo de linhaça, favorece a comunicação entre os neurônios, auxiliando no processo de aprendizagem. Se essas substâncias forem consumidas com regularidade pelas crianças, como parte de uma dieta equilibrada, elas oferecem a base corpórea para que a criança consiga se concentrar, assim como evitam possíveis disfunções cognitivas de natureza nutricional.

Dicas para incluir alimentos nutritivos na rotina de seu filho:
• Ofereça pequenas porções para ele ir se acostumando com os alimentos;
• Sempre que introduzir algum alimento novo, fale sobre os benefícios;
• Mesmo que ele não queira comer, não deixe de oferecer;
• Use histórias para incentivar a criança a comer alimentos saudáveis;
• Use a criatividade! Monte personagens com os legumes e verduras, por exemplo.

Você já parou para pensar como está o cardápio do seu filho? Que tal avaliá-lo ainda hoje?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress