A verdade é que não sabíamos o quanto seria desafiadora a ideia, quando optamos por disponibilizar o acesso às câmeras de monitoramento aos pais para acompanharem, em tempo real, a rotina de seus filhos em nossa escola, por época da criação do Colégio Bias de Priene, em meados de 2018.

Apesar de já ser uma prática presente nas melhores escolas do país, a ideia continua sendo, até hoje, uma novidade em nossa região, devido à grande mudança de conceito que isso significa para uma instituição de ensino.

O primeiro desafio seria a própria tecnologia aplicada, pois uma série de questões precisaram ser levados em conta. Não seria simplesmente disponibilizar aos pais o acesso ao circuito interno de monitoramento da escola, como um técnico faz ao proprietário, após instalar câmeras em uma residência ou empresa. O acesso deveria prever salas, locais, dias e horários em que o responsável pela criança teria acesso. Pais que tivessem mais de um filho matriculado, em sala distintas, teriam acessos diferentes. Isso sem falar nos desafios tecnológicos, já que inúmeras pessoas estariam acessando ao mesmo tempo, assistindo vídeo de alta resolução, o que poderia, facilmente, sobrecarregar uma banda de internet que não estivesse devidamente preparada.

E esse foi apenas o primeiro desafio. Não faltaram pessoas para desestimular a ideia. Eram colocações do tipo: “Ninguém vai querer trabalhar com vocês desse jeito…”, “Vocês não vão ter sossego com pais ligando a toda hora…”

Apesar de tudo, não desanimamos, pois acreditávamos na política de uma escola plenamente acessível e transparente. ‘Escancarada’ mesmo, aos pais e familiares de nossos alunos. E essa ideia não era simplesmente uma inovação, mas fundamental para dar aos pais, principalmente aqueles com crianças bem pequenas, que pela primeira vez se viam obrigados a se “afastarem” de seus filhos, deixando-os a cargo de uma instituição, por motivo profissionais, a segurança e tranquilidade para poderem desempenharem suas obrigações sossegados.

E assim seguimos em frente. A tecnologia, graças aos excelentes profissionais, encontrados aqui mesmo, em Patrocínio, conseguimos tirar de letra, disponibilizando aos pais um acesso de qualidade, rápido, com imagens de alta qualidade em HD.

A aceitação por parte dos profissionais da escola foi um problema que simplesmente não tivemos. Vimos que, para bons profissionais, que fazem um serviço de qualidade, como aqueles que fazemos questão de manter em nossa escola, o fato de serem ‘assistidos’ em tempo real no desempenho de suas funções, era algo que simplesmente não os perturbava.

Transcorrido um ano de monitoramento disponibilizado aos pais e familiares, muitas situações curiosas aconteceram nesse período. Algumas delas, que me vêm à memória agora, compartilho aqui com vocês, para que vejam o quanto é importante esse diferencial, disponibilizado pelo colégio Bias de Priene:

Certo dia, num restaurante da cidade, uma mãe de aluno presente ao local, fez questão de me chamar e apresentar à sua mãe, residente em outra cidade e em visita a Patrocínio. A avó do aluno, assim que soube que éramos da direção da escola, sacou ‘corujosamente’ o celular para mostrar o monitoramento que a filha havia “passado a ela” para que assistisse, de sua cidade, o neto aqui no colégio. Falou que acompanha a rotina do mesmo na escola praticamente o tempo todo.

E, por falar em avó, acho que são elas e não os pais, a nossa maior audiência. Certo dia uma monitora escolar sofria, tentando retirar uma criança que a mãe havia deixado na escola, presa ao bebê conforto do carro. Não demorou muito para o telefone da escola tocar e a avó exigente pedir para falar com a monitora para lhe passar, por telefone, as “instruções do manejo da cadeirinha.”

Falei acima de um restaurante, mas num consultório médico também se deu um fato curioso. A recepcionista dos médicos, mãe de uma aluna da escola, por ocasião de uma consulta, nos chamou do lado de dentro do balcão de atendimento para mostrar o smartphone, que ficava num canto de sua mesa, o tempo todo ligado e conectado nas câmeras da escola, acompanhando as imagens da filha.

E foi num desses acompanhamentos que uma mãe, de um aluno nosso do 2º ano, flagrou o momento em que ele corria e dava um abraço apertado em uma das professoras que estava por perto. Momento de ternura, que a tocou profundamente e que ela quis compartilhar conosco nessa mensagem de WhatsApp.

Com todo esse tempo do monitoramento disponibilizado aos pais, podemos dizer que os resultados são maravilhosos. Nossa escola conseguiu melhorar muito o atendimento aos alunos, com as sugestões e pontuações passadas pelos familiares, a partir daquilo que observam no dia-a-dia pelas câmeras.

Poder comprovar que “seu filho está sendo muito bem cuidado“, como nos disse um pai. Que ele é ‘olhado’ o tempo todo, não só por professoras e monitoras zelosas, mas também por inúmeros pais, mães e avós corujas, prontos a entrar em contato com a escola se notarem algo diferente, mesmo que não sejam com seus filhos ou netos, é algo realmente sem preço para pais zelosos.

Comentários como esses abaixo, pinçados em nossas redes sociais, nos dão a certeza que fizemos a escolha certa e que essa é uma ação irreversível em nossa escola:

“Por ser monitorada por câmeras, nós pais nos sentimos aliviados, eu não sabia 🤩👏🏼👏🏼👏🏼. Sobre o bilíngue muito interessante, quero visitar pra conhecer e levar meu filho, amei…

“Realmente as câmeras de monitoramento foi uma ótima ideia implantada pelo Colégio Bias de Priene pois, além de tranquilizar bastante todas mamães, ainda nos permite acompanhar, mesmo de longe, o dia-a-dia de nossos filhos.”

“É assim que tinha que ser em todas as Escolas…”