Roupa preta realmente
esquenta mais no calor?

🌞 O verão pode até ter acabado, mas o calor não deu trégua! E com ele vem o desafio de se vestir de forma inteligente para enfrentar as altas temperaturas. Mas será que o branco é sempre a melhor escolha? 🤔

Além das considerações estéticas, a escolha da cor das roupas desempenham um papel importante para você  se sentir fresco e confortável.

Contrariando o senso comum, a ciência sugere que vestir roupas largas e de cor preta pode proporcionar uma sensação térmica mais agradável.

CONTINUA ABAIXO, APÓS O DEPOIMENTO

Veja esse depoimento, da mãe de um aluno: “Antes de conhecer o Colégio Bias eu ACHAVA que meu filho estava bem na escola. Mas, o que eles me mostraram, alunos na mesma idade do meu filho, com um desenvolvimento muito maior, mudou o meu pensamento. Em POUCO TEMPO EU SOUBE que o Colégio Bias de Priene “tinha me ganhado.”
Andréa Ferracini
Mãe do aluno João Pedro Ferracini

QUER SABER O QUE SEU FILHO DEVE DOMINAR, EM CADA ETAPA (IDADE)?CLIQUE NO BOTÃO:

CONTINUAÇÃO DO TEXTO

Usar roupas pretas no calor! É isso mesmo?

"As pessoas acham que roupas brancas são melhores porque refletem a luz solar, enquanto as pretas a absorvem e a transformam em calor"

Arturo Quirantes, professor da Universidade de Granada, na Espanha, e autor do blog científico El profe de Física (O professor de Física)
A sabedoria popular recomenda dar preferênia às roupas brancas no verão

Mas essa crença popular de que roupas brancas é melhor no calor, não leva em conta o fato de que nosso corpo também gera calor.

“Nós emitimos energia térmica. Se usamos roupa branca, o calor que emitimos rebate contra o tecido e não consegue sair”, diz o cientista.

“No entanto, se você veste tecido preto, ele absorve o calor do sol. Mas quando há vento, esse calor é levado para longe do corpo, proporcionando uma sensação de frescor. Em resumo, o tecido preto ajuda a absorver o calor enquanto o vento ajuda a dissipá-lo, mantendo você mais confortável em dias quentes.

Isso explica porque os beduínos (nômades do deserto, famosos por suas habilidades de sobrevivência em ambientes áridos), acostumados a viver sob o escaldante calor do deserto, têm o corpo coberto por uma manta preta.

“O elemento chave na roupa beduína é que, além de ser preta, ela fica solta. Isso faz com que sejam criadas as ‘correntes de convecção’, que permitem que o corpo expulse o calor de forma mais eficiente”, explica o professor.

Quirantes menciona um estudo dos anos 1980, amplamente divulgado na revista científica Nature. Os pesquisadores analisaram como as roupas dos beduínos afetavam sua temperatura corporal. Este estudo desafiou a noção comum de que roupas escuras aumentam a sensação de calor.

Quanto mais escura for a roupa, mais calor absorverá e refletirá menos

Mas calma lá: O Preto nem sempre é a melhor escolha em todas as situações

É importante notar que, dependendo de alguns fatores, como a ausência de vento ou roupas mais apertadas, as roupas de cor preta já não são mais indicadas. Nesses casos a cor branca pode ser mais adequada por refletir melhor o calor

CONTINUA ABAIXO

O Colégio Bias de Priene agora é parceiro do Sistema de Ensinio Geekie One

O Colégio Bias de Priene agora é parceiro do Sistema de Ensinio Geekie One

CONTINUAÇÃO DO TEXTO

E como ficam o Vermelho, o Verde, o Amarelo e o Azul?

Quanto mais escura for a roupa, mais calor absorverá e refletirá menos

Na verdade, “falamos basicamente de preto e branco porque são os extremos da escala”, diz o professor de Física.

“Um objeto é branco porque reflete toda a luz que o atinge. O preto, em contraste, absorve tudo e não emite nada. Mas não podemos nos esquecer que entre esses dois extremos há toda uma gama de cores.”

Para essas cores intermediárias entre o branco e o preto a regra é: Quanto mais escura é a roupa, mais calor absorverá e refletirá menos. E, quanto mais clara, fará exatamente o contrário, ou seja, refletirá mais a luz e portanto absorverá menos calor. Nesses casos prevalece o que foi dito anteriormente, a preferência por cores mais claras deve se dar quanto mais justas forem as roupas e quanto menor for a incidência de vento.

Tem alguma dúvida? entre em contato

Nos envie uma mensagem pelo formulário ou acesse nossas redes sociais pelos botões abaixo para saber mais.