As férias escolares acabaram e é hora de retomar a rotina tanto para as crianças quanto para os pais. O Colégio Bias de Priene preparou quatro dicas para facilitar esse momento e torná-lo mais tranquilo:

1 – Ajude a crianças a organizarem os materiais escolares.

Convide seu filho para ajudar a organizar o material escolar. Separe os materiais do ano anterior que podem ser reaproveitados e junte com os que foram comprados para iniciar o novo ano letivo. Você pode tornar esse momento divertido, criando etiquetas personalizadas com desenhos das crianças ou, por exemplo, encapando os cadernos com fotos, imagens de personagens ou outras figuras que seu filho goste. Organize os itens na mochila, apresente a grade horária e explore os livros para entrar no clima.

2 – Prepare um local em casa para a rotina de estudos.

Principalmente para as crianças menores, a volta às aulas pode ser um período conturbado, já que é momento de deixar a diversão de lado. Por isso, para que o seu filho não se sinta triste e desmotivado para retomar à rotina escolar, é interessante despertar nele a vontade de estudar. Organize um espaço em casa que será destinado ao estudo das crianças. Coloque os materiais que ela irá utilizar e transforme o espaço em um local lúdico e moticador.

*3 – Mantenha os momentos de lazer *

As crianças costumam sentir um pouco de ansiedade e em alguns casos angústia com a ideia de retornarem às aulas. Quando a criança enxerga a escola apenas como um local monótono e tedioso, retomar a rotina escolar pode ser um período complicado para a família inteira. É importante o aluno compreender que a diversão não termina com o término das férias, mas é possível conciliar as responsabilidades escolares com o lazer.

4 – Curta as novidades!

Cada ano escolar traz com ele novidades. Novos professores, novos colegas de turma, novos aprendizados. A dica é conversar com seu filho sobre essas mudanças que acontecerão e, todos os dias, ao buscá-lo na escola, perguntar sobre as novidades e tarefas realizadas no dia para que ele possa ganhar confiança e entender que elas fazem parte do processo.

Em caso de dúvidas, a equipe do Bias de Priene está pronta a ajudar e dar mais orientações sobre uma volta às aulas tranquila e sem estresse.