Hoje, dia 15 de outubro, celebramos o “Dia da Professor.” A data foi oficializada por meio do Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963.

O dia escolhido faz referência ao Imperador Dom Pedro I, que no dia 15 de outubro de 1827 criou no país uma Lei Imperial sobre o Ensino Elementar no Brasil – conhecida como Escola de Primeiras Letras. Todas as cidades, a partir deste decreto, deveriam ter Escolas de Primeiro Grau, contendo contratação de professores assalariados e cronograma de disciplinas.

Veja aqui a homenagem da direção do Colégio Bias de Priene às professoras da escola

A iniciativa de comemoração desta data ocorreu em São Paulo (SP), em 1947, quando quatro professores realizaram uma parada para celebrar os profissionais da área e fazer novos planos para o próximo ano. Alguns anos depois, o governo instituiu o Decreto Federal nº 52.682/63 como Feriado Escolar. Como previsto no Art.3º: “Para comemorar condignamente o dia do professor, aos estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”

“Dia Mundial do Professor” é celebrado em 5 de outubro. A data foi criada em 1994 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), com o objetivo de ressaltar a importância e o papel fundamental dos professores na sociedade.

5 filmes com professores que fizeram história no cinema

Para comemorar o dia do Professor a Revista Veja publicou uma matéria onde mostra 5 bons filmes, mostram excelentes professores atuando, alguns em escolas muito difíceis. São eles:

Ao Mestre, Com Carinho (1967)

Disponível para aluguel em plataformas digitais como Apple

Veja aqui algumas cenas do filme.

Com o incomparável ator Sidney Poitier na pele de um professor de uma escola em Londres, o filme dramático marcou época ao adicionar o elemento do racismo à uma trama sobre educação: o professor negro lidava com uma classe de alunos rebeldes e brancos. A produção ainda fez sucesso nas paradas musicais: a canção tema do filme, To Sir, with Love, virou hit e concorreu ao Grammy.

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)
Disponível no Star+

Veja aqui algumas cenas do filme.

Vencedor do Oscar de melhor roteiro original, o filme retrata um internato para garotos de classe alta e um mestre intrigante, vivido com brilho por Robin Williams. O professor de Inglês lhes apresenta o gosto pela arte e pela poesia, o que acarreta numa série de acontecimentos.

Entre os Muros da Escola (2008)
Disponível no Prime Video, da Amazon

Veja aqui algumas cenas do filme.

Vencedor da Palma de Ouro, no Festival de Cannes, o filme retrata o dia a dia de um professor de literatura em uma escola de ensino médio na periferia de Paris. O detalhe curioso é que a trama é baseada no livro de memórias de François Bégaudeau — e o próprio aceitou o desafio de interpretar a si mesmo na recriação das cenas descritas por ele. O colégio é um teste de paciência e resiliência para o professor, que lida com os dilemas sociais da comunidade ao redor.

Druk – Mais uma Rodada (2021)
Disponível no Telecine e em plataformas de aluguel

Veja aqui o Trailer Legendado do filme.

Mais voltado para a vida pessoal dos professores do que o impacto causado por eles nos alunos, o filme dinamarquês acompanha um grupo de educadores que tenta comprovar uma teoria: que as pessoas com um pouco de álcool no sangue são mais felizes e bem-sucedidas. O roteiro tragicômico tem Mads Mikkelsen no protagonismo e ganhou o Oscar de melhor filme internacional.

A Felicidade das Pequenas Coisas (2022)
Disponível no Telecine e em plataformas de aluguel

Veja aqui o Trailer Legendado do filme.

Primeiro filme do Butão a concorrer ao Oscar, na categoria de melhor filme internacional, o drama segue um professor de educação infantil que está em crise com a profissão. Porém, ele precisa aceitar um último trabalho: dar aula para uma classe num vilarejo no Himalaia, considerada a escola mais isolada do mundo. A jornada até lá (que inclui dias de caminhada) e o período com uma comunidade tão distinta mexe com o professor e o faz refletir sobre os planos para o futuro.

Esperamos que gostem de nossas indicações. Então preparem a pipoca, uma boa diversão e um Feliz Dia dos Prefessores!

Bibliografia:

Site Infoescola. Seção Curiosidades, Dia do Professor. Disponível em https://www.infoescola.com/datas-comemorativas/dia-do-professor/

Revista Veja. Matéria online Por Raquel Carneiro – Publicado em 15 out 2022. Acessada em https://veja.abril.com.br/cultura/5-filmes-com-professores-que-fizeram-historia-no-cinema/