No dia em que Patrocínio completa 182 anos,
vamos conhecer um pouco dessa história

Os primeiros registros da ocupação de nosso território remontam ao ano de 1668, quando o grupo liderado por Lourenço Castanho Taques chegou ao planalto do Catiguá, nomeado pelos negros e índios locais. Foi nesse ponto que hoje conhecemos como Patrocínio que ocorreu esse marco histórico. O grupo de Lourenço enfrentou os índios catiguás, habitantes originais da região.

O surgimento do município de Patrocínio está ligado à rota e às paradas dos bandeirantes. Por volta de 1690 (século XVII, o lendário bandeirante Anhanguera (Bartolomeu Bueno da Silva), cruzou essa região em sua jornada em direção às terras dos goiazes. Esses eventos históricos ajudam a moldar a identidade e a história da nossa cidade.

blank

CONTINUA ABAIXO, APÓS O DEPOIMENTO

Veja esse depoimento, da mãe de um aluno: “Antes de conhecer o Colégio Bias eu ACHAVA que meu filho estava bem na escola. Mas, o que eles me mostraram, alunos na mesma idade do meu filho, com um desenvolvimento muito maior, mudou o meu pensamento. Em POUCO TEMPO EU SOUBE que o Colégio Bias de Priene “tinha me ganhado.”
blank
Andréa Ferracini
Mãe do aluno João Pedro Ferracini

QUER SABER O QUE SEU FILHO DEVE DOMINAR, EM CADA ETAPA (IDADE)?CLIQUE NO BOTÃO:

CONTINUAÇÃO DO TEXTO

Nossa história remonta ao Século XVIII

Já na segunda metade do século XVIII, esta região tornou-se o epicentro da política de expansão do território mineiro, delineada pelo Conde de Valadares, Capitão-General de Minas Gerais.

Em 1771, o Conde de Valadares encomendou ao Capitão Inácio de Oliveira Campos explorações e escavações nesta área. Ao chegar aqui, Oliveira Campos desmantelou quilombos na região do Rio Dourados e, em 1773, estabeleceu o primeiro núcleo de habitação – a fazenda do Brumado dos Pavões (brumado significa “bagaço da cana de açúcar”). Ali, começou a desenvolver a criação de gado bovino e a agricultura, marcando o início do povoamento e desenvolvimento desta região.

blank
Inácio de Oliveira Campos foi o fundador da cidade de Patrocínio no ano de 1772

Em 1793, os primeiros habitantes começaram a surgir na região e, em 1800, foi erguida a primeira capela. O lugar já contava com aproximadamente 40 casas no ano de 1819, construídas com barro e madeira, cobertas por telhas e sem argamassa.

O marco de 1839 foi crucial, quando a freguesia foi estabelecida e o primeiro pároco nomeado. A comunidade estava crescendo e se organizando.

Finalmente, em 7 de abril de 1842, nasceu oficialmente a Vila Nossa Senhora do Patrocínio, emancipada politicamente, com o Capitão Francisco Martins Mundim como presidente da primeira Câmara Municipal, equivalente ao prefeito atualmente. Diz-se que o imponente casarão que hoje abriga a Casa da Cultura foi construído para ser a sua residência, além da Câmara Municipal e Prefeitura.

blank
A atual Casa da Cultura ocupa o edifício que outrora abrigou a prefeitura e Câmara Municipal de Patrocínio

Nos seus primeiros anos, o município de Patrocínio abrangia uma vasta extensão de terras, desde Patos de Minas até a divisa de Goiás, onde hoje está Araguari. Era um território amplo e influente.

Entretanto, ao longo do tempo, partes desse território foram sendo desmembradas para criar novos municípios. Em 1858, Estrela do Sul surgiu desse desmembramento, seguido por Patos de Minas em 1868.

Finalmente, em 1873, Patrocínio foi elevada à categoria de cidade pela Lei nº 1.995, de 13 de novembro. Um ano depois, em 12 de janeiro de 1874, a cidade foi oficialmente instalada no lugar que antes era apenas uma vila.

blank
Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio (com duas torres), em estilo, colonial no ano de 1918
blank
Atual Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, construção concluída em 1936

Algumas Curiosidades de Patrocínio

🌟 Por que a nossa cidade se chama Patrocínio? 🤔 Você sabia que o renomado escritor, romancista e poeta brasileiro Bernardo Guimarães, famoso pelo romance “A Escrava Isaura,” ambientou parte de um romance em nossa cidade? 📚 Além disso, você sabia que o fundador de uma das maiores empresas de aviação do país é patrocinense? ✈️ Conheça, abaixo da postagem, essas e outras curiosidades incríveis sobre nossa cidade! 🌆

CONTINUA ABAIXO

O Colégio Bias de Priene agora é parceiro do Sistema de Ensinio Geekie One

blank

O Colégio Bias de Priene agora é parceiro do Sistema de Ensinio Geekie One

blank

CONTINUAÇÃO DO TEXTO

A origem do nome da cidade, remonta a uma história popular local. Segundo essa narrativa, um proprietário abastado, aflito pela grave enfermidade de sua única filha, fez uma promessa à Virgem Maria em busca de sua proteção, prometendo construir uma capela em gratidão pela cura da menina. Cumprindo sua palavra após o milagre da cura, ergueu-se uma igreja que ficou conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio.

O escritor, romancista e poeta brasileiro Bernardo Guimarães, conhecido pelo romance “A Escrava Isaura”, ambienta no município de Patrocínio o seu livro “O Garimpeiro”, romance de 1872. A narrativa conta a história do amor entre dois jovens (a rica Lúcia e o pobre Elias). O romance descreve quadros pitorescos da paisagem e da vida rústica da região. Bernardo Guimarães é homenageado como nome de uma rua na região central do município.

Patrocínio é cidade natal do sr. Joaquim Constantino de Oliveira, fundador de grandes empresas de ônibus, que circulam por todo Brasil e pai do também patrocinense Constantino de Oliveira Júnior, fundador da empresa Gol Linhas Aéreas Inteligentes (GOL), uma das maiores do Brasil e entre as grandes do continente.

Com um clima ameno, boa distribuição da água, com um grande número de riachos e uma precipitação anual considerado ideal para o café (cerca de 1.600 mililitros), a cultura do café teve início na região década de 1970, quando fortes geadas dizimaram as grandes fazendas do Paraná e São Paulo.  O café do cerrado, produzido na região, é de altíssima qualidade, produto de exportação com alto valor agregado em todo o mundo. Por causa do café foi criada na cidade a Expocaccer (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado), hoje uma das maiores do país.

Patrocínio é cidade natal do cantor popular Lucas Lucco, que tem residência na cidade, gravou aqui o seu primeiro DVD, com participação de vários artistas de renome, sempre que pode fala da cidade em suas apresentações e aparições e homenageia a cidade em suas redes sociais.

Patrocínio é a cidade do
Colégio Bias de Priene

Nos envie uma mensagem pelo formulário ou acesse nossas redes sociais pelos botões abaixo para saber mais.

Leave a Reply

plugins premium WordPress